Loading...

Nossa história

GPERGS 25 ANOS

A inovação é uma constante em todos os campos de atuação do homem. As ciências são responsáveis por agregar um elo à corrente do conhecimento a cada etapa da vida.  Como disse Afrânio Coutinho, "ciência é uma verdade incerta em trânsito para outra verdade menos incerta". A evolução da humanidade deve ser avaliada num contexto histórico. Sendo assim, é imprescindível resgatar, constantemente, a memória do passado, o que permite revelar com clareza o progresso atingido.

O GPERGS, Grupo de Professores de Endodontia do Rio Grande do Sul, completa, em 2020, 25 anos de sua criação. Teve por escopo o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento da Endodontia o objetivo de aproximar os professores das diversas faculdades de Odontologia do Rio Grande do Sul. No âmbito nacional, por um período, o Grupo Brasileiro de Professores de Endodontia marcou importante presença na discussão das causas da endodontia, mercê de alguns ícones da nossa especialidade, como os professores José Gustavo Paiva, Mário Roberto Leonardo, Roberto Holland, Alceu Berbert e Clóvis Monteiro Bramente. Entretanto, a dimensão continental do País, inviabilizou a manutenção dessa Instituiição que exigia proximidade e participação dos membros para sustentar a almejada união. Daí ter sido determinante à criação do GPERGS.

Nesses 25 de existência do Grupo, relizaram-se duas reuniões a cada ano. Em Porto Alegre, os encontros têm como foco trazer grandes nomes da Endodontia nacional e/ou internacional, visando a atualizar a comunidade odontológica, mórmente aqueles que militam na especialidade. As reuniões do interior do Estado, realizadas nas cidades sedes de faculdades de Odontologia, prestam-se para discussão de temas ligados ao ensino e à pesquisa na endodontia. 

Indiscutivelmente, atingiu-se o objetivo inicial da constituição do Grupo. Em torno da Instituição gravitam todos aqueles que se dedicam ao estuto e ao ensino da Endodontia. A participação nos encontros científicos e nas reuniões festivas propiciam a troca de ideias sobre a vida acadêmica e o salutar convívio social. 

Balanço dos resultados auferidos pelas atividades do GPERGS, revela a sua meritória contribuição ao ensino, à pesquisa e ao exercício da Endodontia no Estado.

O reconhecimento da comunidade endodôntica brasileira alcançado pelo GPERGS, fruto da união, da criatividade e do envolvimento dos professores associados, é o testemunho da sua importância para qualificação da Endodontia gaúcha. Citando Raul Seixas, "um sonho que se sonha só é só um sonho, um sonho que se sonha junto é realidade".

Que a experiência vivida neste quarto de século do GPERGS seja um exemplo de engajamento e boa relação para os atuais e futuros membros desta bem sucedida Instituição.

Professor Régis Burmeister dos Santos
Sócio-Fundador do GPERGS

 


Espaço Gold
Espaço Silver

Atendimento ao inscrito

Endereço

Luiz Basso Produções e Eventos

Av. Bento Gonçalves, 1403 sala 1309
CEP: 90650-002
Porto Alegre/RS 
 

Contato

E-Mail: endodontia@luizbasso.com.br
Fone: (51) 3093-2777

Social Media